Página Principal Adicione o  Portal da Póvoa de Varzim aos Favoritos E-mail: pvarzim@povoadevarzim.com.pt
    
Freguesias Galeria Multimedia Turismo da Póvoa de Varzim Fórum PVZ Informações Úteis Cidade Empresas do Concelho O Poveiro
AGUÇADOURA
AMORIM
ARGIVAI
AVER-O-MAR
BALASAR
BEIRIZ
ESTELA
LAÚNDOS
NAVAIS
RATES
TERROSO
GALERIA DE FOTOS
DADOS ESTATÍSTICOS
CARTA TOPOGRÁFICA
MAPA DE RUAS
INFORMAÇÕES ÚTEIS
COMENTÁRIOS
LER COMENTÁRIOS
NOTÍCIAS / EVENTOS
   
   
 
» Dados sobre a freguesia
 
Orago:
  Arcanjo S. Miguel.
População:
  2153  habitantes
Actividades económicas:
  Agricultura e construção civil.
Feiras:
  Não tem.
Festas:
  Festa do Senhor do Bom Sucesso (1º Domingo depois da Páscoa); Festa do Senhor dos Milagres (6º Domingo depois da Páscoa ou Domingo da Ascenção).
Monumentos:
  Igreja paroquial, capela da Nossa Senhora do Bom Sucesso.
Locais de interesse:
  Aqueduto (Monumento Nacional).
Colectividades:
  União Desportiva e Cultural de Argivai; Rancho Folclórico Carvalheiras de Argivai.
Naturais Importantes:
  Frei josé de Sacra Família.
Descrição:
 
Situa-se a 2,5 km da Póvoa de Varzirn, encravada entre esta cidade e Vila do Conde. A freguesia não diz nada, hoje, da sua grandeza.

Outrora abarcou todo o território onde assenta a cidade da Póvoa.

Com o desenvolvimento urbano desta e a sua constituição em paróquia no séc. XVI, Argivai ficou sendo a mais pequena freguesia do concelho e mais pobre da região. A dizimaria pertenceu ao cabido da Sé de Braga e a freguesia ao concelho de Barcelos.

Tem por orago D. Miguel o Anjo, mas a devoção principal da paróquia é a Cristo Crucificado, sob a invocação do Senhor dos Milagres, cuja festa se celebra no domingo da Ascensão. A sua veneranda imagem é um dos melhores exemplares da arquitectura religiosa do Concelho e anda datada do séc. XVI. Constitui, ainda hoje, uma particular devoção da classe piscatória que se apresenta, em grande número, no dia da sua festa. Já era assim na antiguidade, apesar dos caminhos invios e pedregosos de Argivai, como se deduz desta quadra do cancioneiro popular poveiro:

                                «Nosso Senhor dos Milagres
                                teu caminho pedras tem,
                                se não fossem os milagres
                                não te ia ver ninguém!»

    Outra importante capela, do séc. XVIII, mas aumentada e reconstruida em 1866, guarda a devoção a Nossa Senhora do Bom Sucesso e tem a sua festa no domingo de Pascoela.

Toda esta freguesia é atravessada por um aqueduto do início do séc. XVI, construção de 999 arcos que transportava a água de Terroso para o Mosteiro de Santa Clara em Vila do Conde, o qual empresta à paisagem inolvidável beleza.

Todos os anos, na Segunda-Feira de Páscoa, costumavam as gentes da Póvoa e circunvizinhas ir a Argivai para um dia de lazer numa espécie de regresso às origens. Aos grupos, amigos e familiares, dispersam-se pelos campos e bouças partilhando com a natureza a frescura de seus cantares e seus devaneios amorosos. Chamam a esse fraternal ajuntamente a «Festa da Hera», onde alguns encontram reminiscências de ancestrais cultos pagãos. Algumas familias ainda se mantêm fieis à tradição, outras procuram novos sitios no Concelho, onde as instituições culturais e recreativas programam festejos para os seus associados.

A População de Argivai vive da agricultura, da construção civil, da indústria e dos serviços sediados na cidade. Reparte-se pelos lugares da Aguieira, Igreja, Padrão, Fiéis de Deus, Oliveira, Cassapos, Quintela, Casal do Monte, Gandra, Bom Sucesso, Pedreira e Calvos.

   
 
 
   
LIVRO DE VISITAS | VER LIVRO | RECOMENDAR SITE | TELEFONES ÚTEIS  | E-MAIL
© design e desenvolvimento: richardesign