Página Principal Adicione o  Portal da Póvoa de Varzim aos Favoritos E-mail: pvarzim@povoadevarzim.com.pt
    
Freguesias Galeria Multimedia Turismo da Póvoa de Varzim Fórum PVZ Informações Úteis Cidade Empresas do Concelho O Poveiro
AGUÇADOURA
AMORIM
ARGIVAI
AVER-O-MAR
BALASAR
BEIRIZ
ESTELA
LAÚNDOS
NAVAIS
RATES
TERROSO
GALERIA DE FOTOS
DADOS ESTATÍSTICOS
CARTA TOPOGRÁFICA
MAPA DE RUAS
INFORMAÇÕES ÚTEIS
COMENTÁRIOS
LER COMENTÁRIOS
NOTÍCIAS / EVENTOS
   
   
 
» Dados sobre a freguesia
 
Orago:
  S. Pedro de Rates.
População:
  2534  habitantes
Actividades económicas:
  Agricultura e indústria (têxteis, serração e transformação de madeiras, metalomecânica, construção civil).
Feiras:
  Não tem.
Festas:
  Senhor dos Passos (Domingo de Ramos), S. Pedro de Rates (26 de Abril), Corpo de Deus, Santo António.
Monumentos:
  Igreja românica (séc. XI-XIII), pelourinho, capela do Senhor da Praça.
Locais de interesse:
  Igreja românica (séc. XI-XIII), pelourinho, capela do Senhor da Praça.
Colectividades:
  Associação de Amizade de S. Pedro de Rates, Centro Social de Bem-Estar de S.Pedro de Rates, Escola de Música, Rancho Folclórico de S.Pedro de Rates, Associação Casa-Escola Agrícola "Campo Verde", Leicar - Associação de Produtores de Leite e Carne de Entre Douro e Minho, Casa do Povo, Clube de Caçadores de S. Pedro de Rates.
Naturais Importantes:
  Tomé de Sousa (1º Governador-Geral do Brasil), António Joaquim Guimarães, Luís Gomes Ferreira (autor do célebre "Erário Mineral...").
Descrição:
 
Confina pelo norte, com Laúndos (Póvoa de Varzim) e com Paradela (do concelho de Barcelos); a sul, com Balasar (Póvoa de Varzim) e com Arcos (do concelho de Vila do Conde); a nascente, com Courel e Macieira de Rates (do concelho de Barcelos); e a poente, com Terroso (Póvoa de Varzim) e com Rio Mau (do concelho de Vila do Conde).

S.Pedro de Rates beneficia, assim, de uma privilegiada situação de centralidade interconcelhia e de equidistância relativamente às cidades mais próximas: dista 11 km da Póvoa de Varzim, 14 km de Barcelos, 12 km de Vila Nova de Famalicão e 12km de Vila do Conde. Esta sua situação geográfica privilegiada objectiva-se pela relação de dependência de várias freguesias circunvizinhas, as quais acorrem a S. Pedro de Rates para satisfazerem necessidades de carácter económico, social e cultural (de realçar, nomeadamente, o hábito dos jovens das freguesias próximas de se dirigirem a Rates nos fins de semana).

Rates é um povoado antigo, nasceu e cresceu à sombra do Mosteiro fundado pelo conde D. Henrique, no ano de 1100. Renovado o foral em 1517 por D. Manuel, manteve a sua independência autárquica até à reforma administrativa de 1836. A atestar o seu passado autónomo a Casa dos Paços do Concelho e o Pelourinho (Monumento Nacional).

É apontada no livro de Júlio Gil e Augusto Mesquita, “As Mais Belas Vilas e Aldeias de Portugal”, como uma das mais formosas populações portuguesas.

   
 
 
   
LIVRO DE VISITAS | VER LIVRO | RECOMENDAR SITE | TELEFONES ÚTEIS  | E-MAIL
© design e desenvolvimento: richardesign