Página Principal Adicione o  Portal da Póvoa de Varzim aos Favoritos E-mail: pvarzim@povoadevarzim.com.pt
    
Freguesias Galeria Multimedia Turismo da Póvoa de Varzim Fórum PVZ Informações Úteis Cidade Empresas do Concelho O Poveiro
AGUÇADOURA
AMORIM
ARGIVAI
AVER-O-MAR
BALASAR
BEIRIZ
ESTELA
LAÚNDOS
NAVAIS
RATES
TERROSO
GALERIA DE FOTOS
DADOS ESTATÍSTICOS
CARTA TOPOGRÁFICA
MAPA DE RUAS
INFORMAÇÕES ÚTEIS
COMENTÁRIOS
LER COMENTÁRIOS
NOTÍCIAS / EVENTOS
   
   
 
» Dados sobre a freguesia
 
Orago:
  S.Tiago.
População:
  2848  habitantes
Actividades económicas:
  Agricultura.
Feiras:
  Não tem.
Festas:
  Festa de Stº António (dia 13 de Junho); Procissão dos Passos (3º Domingo da Quaresma).
Monumentos:
  Igreja paroquial, antiga igreja matriz de Amorim, capela de Stº António.
Locais de interesse:
  Igreja paroquial, antiga igreja matriz de Amorim, capela de Stº António.
Colectividades:
  Centro Social "Bonitos de Amorim".
Naturais Importantes:
  Família Bonitos de Amorim.
Descrição:
 
Quem jornadeia da cidade da Póvoa de Varzim para a de Barcelos, pela Estrada Nacional Nº 205, a primeira freguesia que encontra é a de Amorim, e os olhos do passante, quedam-se de imediato na ponteaguda e altaneira torre de sua igreja paroquial, soberba obra de Adães Bermudez, inaugurada em 1921 e mandada erguer por uma familia de Brasileiros daí natural, denominada "os Bonitos de Amorim".

Mais à frente por entre o casario moderno, vislumbra-se à direita a antiga matriz de Amorim, datada de 1595, com três naves e uma sacristia que guarda pormenores arquitectónicos da primitiva capela românica.

Na verdade a freguesia de Santiago de Amorim é antiquissima e estendia-se por um vasto território até ao mar, onde assentava o lugar de Aver-o-Mar, hoje freguesia independente. O Topónio aparece, pela primeira vez, em um documento de 1033, e a paróquia vem registada no censual de Braga, do séc. XI, com o título «De Sancto Jacobi de Amorim» na terra de Faria.

No século XVI, a paróquia tem como Padroeiro o Convento de Santa Claro do Porto, que recolhe os dizimos da terra e apresenta o reitor para a Igreja. No civil, a freguesia pertenceu ao Concelho de Barcelos e à Comarca de Viana do Castelo, até à reforma liberal. Nessa época foi integrada no concelho de Vila do Conde e m 1853 passou para o da Póvoa de Varzim e foi constituída em cabeça de julgado extinto como advento da República.

Até 1922 estendia-se por um vasto território até ao oceano, onde assentava o lugar de Aver-o-Mar, desde essa data independente.

A freguesia é formada pelos lugares de Amorim de Cima, Agra, Cadilhe, Aldeia, Estrada Nova, Travassos, Mourilhe, Mandim, Pedroso, Sencadas e Sistelos.

A sua população vive da Agricultura, Comércio, Serviços e Indústria de Confecções e Metalomecânica.

Há alguns anos atrás chegou a ter linha de caminho de ferro.

Está no lugar de Cadilhe uma capela de valor histórico, dedicada a Sto. António e construída pelo reitor António da Paz no ano de 1651.

   
 
 
   
LIVRO DE VISITAS | VER LIVRO | RECOMENDAR SITE | TELEFONES ÚTEIS  | E-MAIL
© design e desenvolvimento: richardesign